Quer desenvolver aplicativos para Windows Phone?

Um alvoroço foi causado pelo recente aparecimento dos Lumias 800 e 710 nos sites de varejo Walmart e Magazine Luiza (conforme fotos acima divulgadas aqui no Nokiatividade e no Windows Phone Brasil). E se levarmos em conta os dados divulgados pelo IDC (International Data Corporation), principal analista do mercado global de telecomunicações, isso já era esperado. Afinal de contas, em um relatório, publicado em março de 2011, ele prevê que o Windows Phone será o segundo sistema operacional do mercado em 2015, ficando atrás apenas do Android.
Você pode estar se perguntando “E o que eu tenho a ver com isso?”. A resposta é simples. Se o WP vai ser a plataforma que crescerá mais dentro de 3 anos, por que não ganhar dinheiro com o crescimento da Marketplace?
Quando resolvi ir à Campus Party 5, que ocorreu entre os dias 6 e 12 de fevereiro no Anhembi em São Paulo, estava decidido a trocar meu N8-00 por um Windows Phone quando eles chegassem ao Brasil. Mas acabei me surpreendendo. Depois de participar de um Hands-On-Lab realizado pelos desenvolvedores do INdT (Instituto Nokia de Tecnologia) e pela Microsoft Student Partners e de ter conversado com a galera na bancada da #NokiaCampus, fiquei decidido a começar a desenvolver aplicativos para Windows Phone. E o que alavancou mais essa decisão foi um concurso para a criação de um aplicativo sobre a Campus. (Infelizmente eu não consegui terminar o meu aplicativo porque o meu netbook não aguentou e começou a me mostrar à famigerada “tela azul”).
Durante os meus “passeios” pela bancada do evento e dentro deste mês subsequente, consegui reunir bastante material, links de sites e contatos para ajudar no desenvolvimento para a plataforma, que divulgo abaixo.
A bola agora está com você.
Sites:
Livros (infelizmente, todos em inglês):
Contatos:
  • @bsonnino: Bruno Sonnino, Microsoft MVP (Most Valuable Professional), é consultor e desenvolvedor há mais de 20 anos. É autor de 7 livros, escreve artigos para diversas revistas e portais nacionais e estrangeiros. Desenvolveu mais de 40 utilitários para a revista PCMagazine americana. Foi palestrante em diversos eventos, como TechEd, Remix, nas 6 edições da BorCon Brasil e na 11a. BorCon americana.
  • Desenvolvedores da Nokia:
a)      @nokiadev_brasil: Canal oficial da Nokia dedicado a desenvolvedores no Brasil;
b)      @jacksonzi: Jackson Feijó, desenvolvedor do INdT e criador do aplicativo Face Lock;
c)       @beeessa: Thiago Bessa, desenvolvedor/pesquisador do INdT de Manaus;
d)      @padillaRafa: Rafael Padilla, desenvolvedor do INdT e mestre em Processamento Digital de Imagens, Biometria Facial e Reconhecimento de Padrões.
  • Microsoft Student Partners:
a)      @LuizPena: Luiz Pena, tecnólogo em informática para Gestão de Negócios;
b)      @paulosizino: Paulo Sizino Medeiros, Analista de Suporte.

Comentários